CONSELHO PEDAGÓGICO




  

Composição do conselho pedagógico

 

Pessoal docente


Teresa Sá Pires – Diretora

Maria Fernanda Silva

Carlos Dinis Fernandes

Luísa Diz Lopes

Cesarina Teixeira

Maria Alice Afonso

Manuel Cordeiro

Adília Tavares da Silva

Olímpia Rodrigues

Raquel Paulino

Ana Maria Ramalho

Leonor Brilhante

Ilda Igreja

Conceição Pires

Elisa Ramos

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é o conselho pedagógico

O artigo 31.º do Decreto-Lei n.º 137/2012, define o conselho pedagógico como o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa da escola, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente.

Constituição
O conselho pedagógico do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal é constituído por  15 membros com a seguinte distribuição:

- Diretor, que preside;
- 9 Coordenadores dos departamentos curriculares;
- 3 Coordenadores dos diretores de turma;
- 1 Representante dos cursos profissionais e EFA;
- 1 Coordenador da biblioteca;


Competências
Sem prejuízo das competências que lhe sejam cometidas por lei ou regulamento interno, ao conselho pedagógico compete:

a) Elaborar a proposta de projeto educativo a submeter

pelo diretor ao conselho geral;

b) Apresentar propostas para a elaboração do regulamento interno e dos planos anual e plurianual de atividade e emitir parecer sobre os respetivos projetos;

c) Emitir parecer sobre as propostas de celebração de

contratos de autonomia;

d) Elaborar e aprovar o plano de formação e de atualização do pessoal docente;

e) Definir critérios gerais nos domínios da informação e da orientação escolar e vocacional, do acompanhamento pedagógico e da avaliação dos alunos;

f) Propor aos órgãos competentes a criação de áreas disciplinares ou disciplinas de conteúdo regional e local, bem como as respetivas estruturas programáticas;

g) Definir princípios gerais nos domínios da articulação e diversificação curricular, dos apoios e complementos educativos e das modalidades especiais de educação escolar;

h) Adotar os manuais escolares, ouvidos os departamentos curriculares;

i) Propor o desenvolvimento de experiências de inovação pedagógica e de formação, no âmbito do agrupamento de escolas ou escola não agrupada e em articulação com instituições ou estabelecimentos do ensino superior vocacionados para a formação e a investigação;

j) Promover e apoiar iniciativas de natureza formativa e cultural;

k) Definir os critérios gerais a que deve obedecer a elaboração dos horários;

l) Definir os requisitos para a contratação de pessoal docente, de acordo com o disposto na legislação aplicável;

m) Propor mecanismos de avaliação dos desempenhos organizacionais e dos docentes, bem como da aprendizagem dos alunos, credíveis e orientados para a melhoria da qualidade do serviço de educação prestado e dos resultados das aprendizagens;

n) Participar, nos termos regulamentados em diploma próprio, no processo de avaliação do desempenho do pessoal docente.

 

Dados adicionais

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