O Agrupamento de Escolas Abade de Baçal está a desenvolver um projeto inovador ao nível da articulação didática, científica e pedagógica, destinado aos alunos que frequentam o 3º e 4º anos do ensino básico. Visa levar as ciências experimentais às seis escolas do primeiro ciclo do Agrupamento.

O objetivo não é realizar as experiências já planificadas pelos professores do primeiro ciclo, mas sim, em coordenação com estes e considerando sempre a faixa etária dos alunos alvo, desenvolver, durante o ano letivo, atividades que fomentem a curiosidade, a observação, a experimentação, o trabalho colaborativo e que promovam o entusiasmo e a motivação através da exploração prática das ciências experimentais.

O “Espaço Ciência” foi criado pelo Departamento de Ciências Experimentais que, depois de aprovado pelo Conselho Pedagógico, foi operacionalizado pela Direção Executiva do Agrupamento.

O projeto está a ser desenvolvido num espaço semanal de 60 minutos, inserido nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), definidas no Despacho Normativo nº 10A/2015, de 19 de junho de 2015.

ENQUADRAMENTO

“Espaço Ciência” cumpre as metas definidas no Projeto Educativo do Agrupamento que, na sua página 6, define como missão, “garantir a formação integral dos alunos, desenvolvendo práticas e dinâmicas pedagógicas que efetivem o sucesso educativo, entendido como aquisição de competências e conhecimentos, por um lado; e como construção da cidadania ativa, devidamente esclarecida social e culturalmente, a partir da promoção e do respeito pelos valores fundamentais, por outro”. Neste documento salienta-se, também, a aposta em estratégias como a oferta formativa diversificada e flexível capaz de responder a um público heterogéneo; à inovação tecnológica e pedagógica e à construção de um ambiente relacional de qualidade.